2º Fórum Internacional pelos direitos da Mãe Terra
Domingo 3 de Junho de 2018
Parque Vila Lobos
O 2º Fórum pelos Direitos da Mãe Terra será um festival multiartes que tem como foco promover a sustentabilidade multidimensional e holística, considerando a cura do ser humano, dos demais seres e a cura da Mãe Terra, indissociável.
O evento estimula ações sustentáveis, trabalhando a conscientização dos envolvidos de forma lúdica, dinâmica e interativa, destacando a importância do verdadeiro conceito de sustentabilidade, gerando agentes multiplicadores do conhecimento de que é direito e dever de todo cidadão respeitar os direitos dos demais membros da comunidade da Terra e viver a sustentabilidade em todas as suas dimensões.
Este evento é reconhecido pela ONU por meio de sua iniciativa “Harmony with Nature” e faz parte das ações para a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra.
O 2º Fórum pelos Direitos da Mãe Terra acontecerá em diversos espaços dentro do Parque Vila Lobos:
1º Festival da Natureza – No Anfiteatro do Parque Vila Lobos é o espaço dedicado à arte. O palco contará com shows musicais de artistas nacionais e internacionais, dança, teatro e intervenções de povos ancestrais e guardiões da Natureza. Um espaço para o lazer e educação de todos os membros da família.
Fórum Multidisciplinar – No Auditório da Biblioteca especialistas ministram palestras a respeito dos Direitos da Natureza no brasil e no mundo. Junto com a mostra de Cinema Ecofalante, Cria playback theatre, Conselho de Visões, Tribunal Ético pelo Rio Doce e muito mais!
Aldeia da Paz – Preparada com dezenas de tendas onde se poderá interagir com as mostras de práticas sustentáveis, medicina integrativa, permacultura, propostas educativas, eco vilas, ativismo, produtos conscientes, e mais. Paralelamente são ministradas oficinas diversas para uma vida em harmonia com a Natureza. Estamos no gramado em volta do Orquidário, e as oficinas dentro do Orquidário.
Confira nossa programação!
Antecedentes: 1º Fórum realizado na cidade do México
Diversas organizações internacionais se uniram na realização do “1º Foro internacional por los derechos de la Madre Tierra” que teve lugar do 1 ao 5 de junho de 2016, na Ciudad de México, no marco do Día Internacional del Medio Ambiente, celebrado el 5 de junho.
O 1º Fórum Internacional pelos Direitos da Mãe Terra reuniu legisladores, cientistas , filósofos, ecologistas, artistas, guardiões da tradição, líderes sociais e guias espirituais para definir ações em prol da conscientização social, ampla, diversa e solidária a respeito da importância de legislar pelos Direitos da Natureza.
Durante os dias 1, 2 y 3 de Junho realizaram-se palestras, mesas redondas e de discução com especialistas de diversas áreas, no Centro Cultural Universitario Tlaltelolco. Entre os participantes se encontravam grandes personalidades como a Dra. Vandana Shiva, Leonardo Boff, Ati Quigua e Paramadvaiti Swami.
No dia 4 de junho se realizou o “Pachamama Fest” na Monumental Plaza de Todos, com artistas nacionais e internacionais.
Para finalizar, no dia 5 de junho, celebrando o dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Mexico, teve lugar a “Aldeia da Paz” com cerimônias ancestries, mostra de práticas e produtos sustentáveis, música e muito mais, assim como faremos no 2º Fórum.
Objetivos
Do evento
- Criar um ambiente propício a aquisição de novos conhecimentos e abertura para uma nova consciência;
- Apresentar formas para uma vida em harmonia com a Natureza;
- Ensinar práticas de preservação do meio ambiente de forma dinâmica e didática.
- Oferecer atividades que reforcem a confiança, a cooperação e a solidariedade entre os indivíduos.
- Promover, corrigir e estimular hábitos alimentares saudáveis como a cultura e ética vegetariana;
- Estimular o voluntariado a causas ambientais, animais e sociais na rotina dos participantes;
- Apresentar performances e shows que sejam criativos e éticos, pertinentes aos ideais do evento.
- Proporcionar um dia de lazer diferenciado
Do Projeto
- Sensibilizar quanto à interdependência entre todos os seres, promovendo uma mudança de consciência a respeito do tratamento dos outros membros da natureza, da atual visão de recursos naturais para membros relacionais;
- Incitar a prática de autoconhecimento, criatividade e concentração para cura por meio da reconexão;
- Incentivar o ingresso de profissionais que apresentem soluções sustentáveis com respeito aos Direitos da Natureza e visando uma vida em harmonia com a natureza e demonstrar atividades que possam gerar renda por meio da economia solidária;
- Promover campanhas para uma cidadania ecológica por meio de ações e campanhas via redes sociais, estimulando a dinâmica de ação e propagação das atividades na vida real;
- Estimular maior eficiência da sociedade em cobrar melhor desempenho das instituições do governo, do mercado a oferecer alternativas sustentáveis;
- Estimular iniciativas e investimentos em políticas públicas correlatas ao tema.